Foi inaugurada nesta terça-feira (30) em Chapadinha a
Defensoria Regional da Defensoria
Pública do Estado. A cerimônia foi presidida pelo defensor público geral
do
estado, Aldy Mello de Araújo Filho. Em entrevista ao Blog CN1, Aldy
Mello destacou que a instalação de mais unidades da Defensoria
Pública no interior do estado é fruto do compromisso assumido pela
instituição
com a sociedade.
Para ele, a implantação dos novos núcleos retoma o processo de interiorização das ações do órgão pela atual gestão da DPE/MA, iniciado, em 2010, pelos locais com maior demanda de serviços, índice de exclusão social e adensamento populacional. “Priorizamos, num primeiro momento, comarcas maiores como Chapadinha, cujo o fluxo judiciário requer a presença da Defensoria, considerando o fato de que, segundo dados do IBGE, quase 60% da população do estado recebe renda mensal de até três salários mínimos, faixa salarial dos usuários dos serviços da DPE”, esclareceu Aldy Mello Filho.
Ainda de acordo com o defensor geral do estado, no primeiro semestre de 2012, foram inauguradas as Defensorias Públicas Regionais de Pinheiro, Pedreiras e Rosário. “O núcleo de Chapadinha, é o 16º a ser implantado no Maranhão. A Defensoria Pública Regional de Vargem Grande será a próxima a ser entregue à população. Nos próximos anos, deverão ser entregues as unidades de atendimento de Santa Inês, Barra do Corda, Viana, Zé Doca, Alcântara e Bom Jardim”, disse Aldy Melo Filho.
Atuam na defensoria regional de Chapadinha, os defensores Noé Menezes da
Silva Junior e Jorge Luis Ferreira Melo. "A defensoria pública oferece serviços gratuitos a quem não
pode pagar um advogado, fruto do
compromisso assumido pela instituição com a sociedade em locais com maior
demanda de serviços, e índice de exclusão social", afirmaram os defensores.
A defensoria regional pública, fica localizada na Travessa Sebastião Barbosa, 10 – por trás do Fórum e vai atender moradores das cidades de Chapadinha e Mata. O local dispõe de amplo espaço físico adaptado a pessoas com necessidades especiais, mobiliário, sistemas de refrigeração, equipamentos de informática e brinquedoteca.
Fonte: Blog CN1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: