quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Maranhão é o estado com maior número de prefeituras investigadas pela Polícia Federal.


É uma verdadeira vergonha o número de prefeitos e ex-prefeitos corruptos, que estão sendo investigados pela Polícia Federal. Todos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais. 

O Estado do Maranhão, é claro, não poderia ficar de fora. É o maior estado em número de prefeituras investigadas pela PF. E não poderia ser diferente, com o número de gestores corruptos que se mantém nos cargos.


Além disso, por ser um desses estados mais carentes, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo, o Maranhão acaba recebendo mais recursos da União, verba vinculada, e aí, obviamente, ocorre mais desvios.


Para que se tenha ideia, o Maranhão é o estado onde a Polícia Federal mais trabalha, com um acervo de 644 inquéritos relativos a fraudes em gestões municipais. 


A Bahia está em segundo lugar, com 490 inquéritos, seguida de Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194).


Ao todo, Polícia Federal conduz 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção envolvendo prefeituras em todo o País.


Esses dados são relativos apenas à atuação da PF – centenas de outros prefeitos e ex-prefeitos são réus em demandas movidas pelo Ministério Público, que detém competência para propor ações com base na Lei da Improbidade.


Fonte: Luís Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: