quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aged sacrifica animais com Anemia Infecciosa Equina em Brejo


Uma equipe de fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), no município de Brejo, sacrificou essa semana três cavalos mestiços infectados com a Anemia Infecciosa Equina, doença de notificação obrigatória internacionalmente. O sacrifício atendeu determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


 A anemia infecciosa equina é uma doença incurável, transmissível por contato sanguíneo, que atinge exclusivamente equídeos, como cavalos, jumentos, mulas e zebras. O animal infectado, em 95% dos casos, só apresenta sintomas na fase terminal, quando sofre fraqueza, diminuição de apetite, emagrecimento, febre e anemia de mucosa.

Segundo o fiscal agropecuário da Aged, Paull Andrews Carvalho dos Santos, a descoberta precoce da doença é muito difícil. Na maioria das vezes, os casos são descobertos quando o criador precisa transitar com os animais para feiras, vaquejadas ou transações comerciais.

Os animais infectados pertenciam à Fazenda Boa Vista, em Brejo, e foram sacrificados pelos fiscais estaduais agropecuários Carlos Henrique e Márcio Luís, na presença do proprietário do rebanho. Os outros oito equídeos presentes na propriedade devem ser submetidos a exames de sangue para investigar a contaminação pela anemia infecciosa. Durante a investigação a propriedade permanecerá interditada e ficará impedida de transportar o rebanho ou receber novos animais.

O criador que receber um resultado positivo para a anemia infecciosa equídea em seus animais deve notificar imediatamente a AGED, que fará a inspeção dos animais suspeitos. A coleta de sangue para exame laboratorial deve ser feita por um veterinário autônomo cadastrado na Aged.



 As informações são da SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: