segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pertences das vítimas do acidente são saqueados

Por Luis Carlos Júnior




Estive hoje  pela manhã na casa dos pais de Cleones Rodrigues Sousa, uma das vítimas do grave acidente ocorrido na última sexta-feira (23), na rodovia MA-125, entre Vila Nova dos Martírios  e São Pedro da Água Branca. 

Conversamos com o senhor Herculano Alves de Sousa (pai), que por sinal  nos recebeu muito bem. Abatido e muito cansado, seu Herculano que é evangélico,  reside na cidade de Parauapebas (PA), e aguardava a família para comemorar o seu aniversário, disse estar  muito feliz porque encontrou em Chapadinha (MA), o amor e o respeito que Cleones tinha pela cidade. "como pai dele, dei  tudo isso a ele, eu fico feliz por que cheguei aqui e encontrei a cidade sentindo essa grande dor que eu estou sentindo", dissse seu Herculano. E completou: "o domingo era o dia para nós comemoramos na fazenda que sempre  faço isso  todo ano, é uma tradição minha festa, o último domingo de setembro é a  festa do meu  aniversário e da minha esposa. Esses filhos todos estão sempre lá comigo, ajudando a fazer aquela festa". 

Com a voz embargada, seu Herculano, contou que o filho Cleones ligou  para ele por volta das 10h da manhã de  Miranda do Norte, comunicando que às 17h estariam em Parauapebas. "Meu pai, quando der 05h, estamos ai, pode aguardar". (de Parauapebas até a fazenda de seu Herculano são cerca de 100 Km).

Descaso da Polícia Civil  de Açailândia 

O parente  de uma das vitimas que preferiu não identificar, denunciou o descaso da Polícia Civil de Açailandia (MA). De acordo com a denúncia,   os 09 corpos foram levados pela funerária  Pax-Açailândia sem que fosse observado os procedimentos do IML. Matéria pública pela Rádio Nativa de Imperatriz, também denúnciou o caso. 

Segundo a emissora de rádio, o proprietário da funerária, de pré nome Jonildo, esteve no local do acidente e recolheu os fatalizados, levando-os, sem obervar os procedimentos legais, já que inicialmente, essa responsabilidade é do IML (Instituto Médico Legal) após serviços periciais do ICRIM (Institituto de Criminalística). 

Ainda de acordo com a reportagem da Rádio Nativa, o que mais chamou atenção, foi  o silêncio  da Policia Civil de Açailândia, na qual o prorietário da funerária Jonildo, demonstra ter amizades que fazem vistas grossas a esse comportamento. 

Os funcionários do IML de Imperatriz, chegaram a garantir  que na noite  da última sexta-feira (23), os corpos teriam passado pelos procedimentos do órgão estadual, permitindo  que fossem liberados mais cedo para os familias, o que não aconteceu. 

Os corpos estavam amontoados no chão e se quer levaram para a câmra frigorifca do IML, disse o parente de uma das vítimas. O mais grave, é que foram furtados dinheiro, jóias, camêras digitais e até o dente de ouro de Cleones Rodrigues Sousa, uma das vítimas do trágico acidente. A familia promete processar a funerária e denúnciar a omissão da Policia Civil de Açailândia. 

De acordo com um dos familiares que estava acompanhando os procedimentos, disse que com a chegada da prefeita Danúbia Carneiro a Acailândia, houve uma melhora no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: