quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CHAPADINHA: Fé e Procissão Abrem Festejos da Padroeira Nsa. Sra. das Dores.

 

As imagens que ilustram esta postagem são da Procissão de encerramento dos Festejos de 2011
 
 
A Paróquia de Chapadinha realizará de 05 a 15 de Setembro, os Festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município.

 
 
A comunidade chapadinhense e visitantes sairão, na tarde desta quarta-feira, dia 05, a partir das 16h, em procissão, para participarem da abertura oficial desta tradicional festa católica.
 
 
"Às preces e agradecimentos, se renovam a cada ano com a procissão e somam-se com a dedicação de cada católico chapadinhense e de outras cidades devotos de Nossa Senhora das Dores" - ressaltou Pe. Manuel Neves, pároco da cidade.
 
 
NOTAS DA PARÓQUIA
 

1- Na hora da procissão com o Senhor dos Passos e Nsa. Sra. das Dores que sairão, respectivamente, do Bairro da Cruz (Homens) e de Nsa. Sra. Aparecida (Mulheres), todas as pessoas devem participar. Todos os Homens e Mulheres quer sejam do Terço, ou não. O encontro será perto da porta da Igreja Matriz.


2- O Mastro virá este ano do Bairro da Corrente. A comunidade está encarregada de organizar o transporte solene. Como estamos todos cansados de foguetes, pode-se diminuir o uso deles durante estes eventos.
 
3- A Procissão será organizada por uma rádio local. Pedimos às pessoas que tenham rádio o favor de o trazerem para a procissão. Nenhum carro de som com propaganda política à vista pode incorporar-se no cortejo. Mas os outros carros podem ficar de lado, em lugares estratégicos a oferecer o som à multidão que vai passando.


4- Vamos pedir a todas as autoridades e, sobretudo, aos partidos políticos que não se use sistemas de som nas proximidades da Igreja Matriz. Tem carros de som que quando passam na praça logo colocam o som bem alto. Ora isso incomoda o trabalho litúrgico. Desde o começo da Praça do Abrigo ou do Banco do Brasil até à Guarda Municipal, agradecemos que seja calado o som. E quem vem do lado da rodoviária também deve cortar o som a 200 metros da Matriz.
 
 
5- Todas as manhãs, como de costume, haverá Missa. A recitação do Santo Terço e Novena começam às 19h30. Todos os dias haverá Confissões, exceto na tarde de sábado, todo o domingo e segunda-feira.


6- Todo o dinheiro arrecadado será usado na construção de um templo no conjunto das 1000 casas. Pedimos especial atenção para as crianças candidatas a Rainha ou Rei do Festejo e para o sorteio de uma moto 0km, que acontecerá ao final da Procissão de encerramento dos Festejos, dia 15.

 
 
7- Este ano foi mandado fazer um novo andor para a imagem da padroeira. Como nos anos anteriores, o andor da padroeira será transportado desde o Banco do Brasil até o interior da Igreja Matriz pela Polícia Militar, a quem agradecemos, desde já, todo o apoio.
 
 
 
*Texto e Fotos: Sousa Neto
*Com informações da Paróquia de Chapadinha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: