quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em Família: Isaías Doou Garagem da Prefeitura Para Ex-Esposa de Marcelo Menezes.


Por Alexandre Pinheiro
 
O processo em que Belezinha e outros familiares do ex-prefeito aparecem como beneficiários de um esquema de aforamentos irregulares é apenas a ponta de iceberg envolvendo doações graciosas de terrenos públicos e posterior especulação imobiliária que teve início no primeiro governo de Isaías Fortes e sequência em governos posteriores.
 
Local da Garagem do Município Doado e Depois Vendido 

No mesmo processo (nº 767/2011) há detalhes de como terras pertencentes ao município foram graciosamente doados a amigos e parentes dos gestores. Conforme se vê nos recortes, a então nora do ex-prefeito Isaías, Janaína Pinto Marques de Menezes, esposa do vereador Marcelo Menezes a época, foi agraciada com terreno e prédios da prefeitura.

Janaína Menezes – que foi prefeita do município piauiense de Joca Marques – de acordo com documentos constantes na Ação Civil Pública da promotoria de Chapadinha, a ex-nora de Isaías pediu ao sogro um terreno na esquina das ruas 31 de Março e Joaquim Meneses, no Bairro da Corrente. No requerimento a própria Janaina cita que o terreno possui 4.067,11 metros quadrados e que no referido local havia uma estrutura metálica com 8 (oito) garagens e uma casa coberta de telha de cerâmica, paredes de tijolos, portas e janelas de madeira, tipo almofadas e piso de lajotas.

Como fica claro na descrição e localização, a ex-esposa de Marcelo Menezes, requereu, em 6 de março de 1998, o terreno onde funcionava a garagem do município e a secretaria de obras, e seu sogro atendeu o pedido por termo de aforamento assinado por Isaías mesmo, datado de 27 de abril de 1998. (veja recortes abaixo, clique em cima para ampliar)

O blog apurou que o terreno, cujo aforamento o ministério público deseja anular, foi vendido pelo vereador Marcelo com toda estrutura que havia e hoje se encontra na posse de um empresário.

Dentre as doações combatidas pelo ministério público esta parece a mais escandalosa, pois, a própria Janaína pede ao ex-prefeito Isaías (seu sogro), não um lote abandonado, mas terreno público repleto de bens supostamente construídos com recursos do erário de Chapadinha e tudo ficou por isso mesmo até agora.  

Caixa Preta
 
O blog teve acesso a documentos que revelariam esquemas de doação graciosa de terrenos, especulação imobiliária e corrupção de funcionários públicos que perpassaram por seguidas gestões e teriam beneficiado pessoas importantes e favorecido acréscimos patrimoniais de muitos ricos de Chapadinha. Continuaremos com oassunto nas próximas postagens. 

Janaína Pede Terreno ao Sogro

Termo de Aforamento com Descrição dos Imóveis

Isaías Assina Documento Doando Terreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: