terça-feira, 7 de junho de 2011

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Chapadinha


Por Luis Carlos Júnior
See full size image 
 Chapadinha – Será realizada nos dias 10 e 11 de junho, (sexta e sábado) no auditório da churrascaria Coma Bem, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A convocação foi feita através do ofício circular 02/2011 da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa que terá como tema: “O compromisso de todos para um envelhecimento digno no município de Chapadinha”. 

Eixos temáticos serão abordados durante a conferência, tais como: envelhecimento e políticas  de estado, ações de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa e o fortalecimento e integração dos conselhos.  


 
Em entrevista  ao programa Direto ao Assunto da Rádio Mirante AM, nesta terça-feira (07), o presidente da comissão organizadora, Eduardo Luiz da Silva, disse que a situação do idoso é preocupante. Em Chapadinha, segundo ele,  muitos idosos moram sozinhos. A agressão física e a falta do apoio  famíliar, deixam os idosos expostos a  violência. Por outro lado, o coordenador do conselho,  afirmou que em Chapadinha  existem cerca de 40 idosos com cem anos ou mais,  inclusive em que  nesta semana, uma maranhense completou 123 anos e que pode ser a pessoa mais velha do mundo.

O credenciamento dos participantes será feito na sexta-feira (10), das 17h às 19h30,  em seguida, solenidade de abertura e apresentação, discussão e votação do regimento interno da conferência. 

No sábado (11),   às 09h a  presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa,   Isabel de Fátima Amorim Gonzalez  Lopizic, fará a abertura.

Participam como expositores da conferência, o promotor de justiça, Douglas Nojosa, Raimundo Ferreira Marques, advogado, Adriana Cunha, assistente social da Promotoria de Justiça e Juvenal Neves, secretário adjunto da secretaria municipal de turismo.  

O encontro municipal é pré-requisito para a participação da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que será realizada em agosto na capital e que terá  como coordenador para eleição dos delegados, o secretário municipal de assistente social Eduardo Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: