sábado, 11 de junho de 2011

São eleitos os delegados que representarão Chapadinha na III Conferência Estadual da Pessoa Idosa.

Por Fabrícia Bogéa


O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Durante dois dias o auditório da Churrascaria e Hotel - Coma Bem foi palco de sugestões e discussões direcionadas às políticas públicas e direitos do idoso. Participaram da conferência o presidente do Conselho Estadual do Idoso pela ANG/MA -  terapeuta ocupacional e especialista em gerontologia, Antonio Marcos Nunes Passinho, segmentos da sociedade civil, Pastoral da Pessoa Idosa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maçonaria, Ministério Público, Vereadores, Estudantes e o público da melhor idade.


O tema geral da conferência foi “O compromisso de todos para um envelhecimento digno no município de Chapadinha” explanado pelo conferencista Antonio Marcos Nunes Passinho. Em suas explicações, foram exibidas reportagens e campanhas de conscientização direcionadas aos direitos da pessoa idosa. Em uma de suas falas, Marcos Passinho, demonstrou dados importantes em relação ao envelhecimento da população mundial, apresentados pela ONU, atualmente, de cada dez pessoas, uma tem 60 anos.

Ainda de acordo com a Organização das Nações Unidas, princípios como: independência, participação, assistência, auto-realização e dignidade, devem ser respeitados e assegurados aos idosos. Um dos problemas que afligem a terceira idade e que é responsável por grande parte das enfermidades que acometem sobretudo as pessoas acima dos 60 anos, segundo o especialista, é a ociosidade, por isso se faz necessária a execução de ações voltadas à prática de atividades recreativas direcionadas a esse público.

A assistente social e coordenadora do Pró-jovem em Chapadinha, Dra. Adriana R. Cunha ressaltou a importância de eventos como esse no Município. Assim como a participação da população na construção de uma sociedade mais justa e conscientizada dos seus direitos e deveres. Ela destacou ainda, o trabalho educativo voltado aos jovens, no que se refere à dignidade da pessoa idosa. Afinal de contas, o jovem de hoje é o idoso de amanhã.

Foram abordados ainda, cinco eixos temáticos, muito bem colocados por seus expositores e coordenadores à plenária, que participou ativamente das discussões e sugestões durante a conferência. Os expositores foram: Dr. Marcos Passinho - presidente do Conselho Estadual do Idoso; Dr. Douglas Assunção Nojosa – Promotor de Justiça; Dr. Raimundo Ferreira Marques - Advogado, que foi representado por seu filho, Dr. Carlos Henrique Marques; Dra. Adriana R. Cunha – Assistente Social da Promotoria de Justiça; Juvenal Neves Sousa – Técnico em Contabilidade e Secretário Municipal Adjunto de Turismo.

Na exposição do primeiro eixo temático: “o envelhecimento e políticas de estado: Pactuar caminhos intersetoriais.” - O presidente do Conselho Estadual do Idoso mostrou os instrumentos legais que fundamentam o discutir e o agir pelo envelhecimento digno: a Constituição Federal de 1988; a Política Nacional do idoso - Lei N°8842/94; o Estatuto do Idoso – Lei N° 10741/03 e o Pacto de Gestão pelo Envelhecimento Digno e Saudável. Durante as discussões junto à plenária, assuntos como, acessibilidade e prioridade no atendimento ao idoso e aos portadores de necessidades especiais em todos os segmentos e serviços, surgiram com bastante naturalidade, incluindo relatos de que pessoas estariam desrespeitando a vez do idoso em filas de agências bancárias, entre outros...

O segundo eixo temático tratava das “Ações de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa” e teve como expositor, o Promotor de Justiça, Dr. Douglas Assunção Nojosa, sob a coordenação da Dra. Raimunda Maria Mota (Motinha). O promotor enalteceu a iniciativa de discutir políticas públicas e direitos do idoso no município. Ele enfatizou ainda a união de todas as esferas da sociedade em defesa da pessoa idosa e do quanto são importantes as denúncias no combate a violência, praticada na maioria das vezes pelos próprios familiares.  


No terceiro eixo temático – “Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos”, Dr. Carlos Henrique Marques elogiou o trabalho desenvolvido pela Dra.Raimunda Maria Mota (Motinha) ao público da melhor idade. Após as discussões, um almoço foi oferecido aos  presentes. À tarde, foram discutidos os demais eixos temáticos e colocados a votação as propostas apresentadas pelos grupos. Foram eleitos também os delegados que participarão da III Conferência Estadual da Pessoa Idosa:

da esq. para dir.(Hildelene, Eduardo, Adriana, Jarlene e José Ribamar)



- Delegados (Poder Público)
Dra. Adriana Cunha – Assistente Social
Dra. Jarlene Nogueira – Assistente Social
- Delegados (Sociedade Civil)
Hildelene Dantas – Fisioterapeuta
Eduardo Luiz – Presidente do Conselho do Idoso
José Ribamar – Secretário do Idoso STTR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: