sábado, 16 de julho de 2011

Estudantes representarão o CCAA/UFMA de Chapadinha na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia em Belém do Pará.

As estudantes, Héllyda Gomes Pereira e Sâmara Sanchês, do curso de Zootecnia do CCAA/UFMA, Campus Chapadinha, representarão o Maranhão na 48ª Reunião Anual da SBZ - Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontecerá de 18 a 21 de julho em Belém do Pará. O evento será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e terá como tema central “o desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios". 


Hangar Centro de Convenções


As chapadinhenses fazem parte do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão de Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA). Cada uma defenderá um projeto relacionado às tecnologias de manejo de pastagens e produção de alimentos para ruminantes, desenvolvidos por suas equipes na casa-de-vegetação do Setor de Forragicultura do CCAA/UFMA.

Estudante Héllyda Gomes

 O projeto do grupo da estudante Héllyda Gomes, por exemplo, conduziu dois experimentos para avaliar as características morfogênicas, estruturais e morfológicas do capim-Piatã e a Produção de forragem e características produtivas da mesma espécie de capim, sob níveis crescentes de potássio. Os resultados foram considerados surpreendentes e inovadores, por apresentarem relevantes progressos, no cultivo do Capim-Piatã, enriquecido com adubação potássica.

Capim-Piatã


O experimento da equipe de Sâmara Sanchês, avaliou as características morfológicas e alguns índices de crescimento do Capim-Mulato em função de doses de nitrogênio e potássio, também considerado satisfatório.

Os estudos foram supervisionados pela professora Rosane Cláudia Rodrigues, zootecnista e doutora em Forragicultura e Pastagens pela USP. Os resumos dos trabalhos foram inscritos e selecionados para serem explanados na 48ª Reunião Anual da SBZ.



As universitárias viajarão na próxima segunda-feira (18), para Belém. A estudante do 6º período de Zootecnia, Héllyda Gomes, fará a defesa do projeto no dia 20 de julho, das 9h45min às 10h30min da manhã. Ela se diz confiante e orgulhosa em fazer parte de um projeto tão inovador, desenvolvido no CCAA/UFMA de Chapadinha e ainda, representá-lo num congresso a nível internacional.


Por Fabrícia Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: