quarta-feira, 28 de março de 2012

Bacelar: Ibama está dificultando projeto da OGX no Maranhão.

 Por: Cláudio Brito / Agência Assembleia

 





















O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PMDB) disse nesta terça-feira (27), em pronunciamento, que soube por meio de executivos da empresa OGX, que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) está dificultando a liberação de licença ambiental para a instalação de projetos de prospecção de petróleo e gás natural no Estado do Maranhão.

 De acordo com o parlamentar governista, a reclamação foi feita pelos executivos da empresa OGX na noite de segunda-feira (26), durante um jantar, onde também estavam presentes representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

 Magno garante que a região da Bacia do Parnaíba tem praticamente o mesmo potencial de produção da África, que no momento está produzindo milhares de barris de petróleo diariamente. “O Ibama, com sede no Rio de Janeiro, onde se concentra a maior produção de petróleo do pais, está colocando dificuldades para a produção do produto em solo maranhense”, estranha o deputado do PMDB.

 Na avaliação de Magno, é muito estranha a posição do Ibama, pois os representantes da OGX garantem que o projeto obedece todos os procedimentos legais. Bacelar acredita que existe interesse dos grandes estados, como o Rio de Janeiro, que não quer ver desenvolvimento do Nordeste. “O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB/MA) e o ministro Edison Lobão estão intercedendo na questão”, revelou.

 Para o deputado, apesar do entrave, o Estado do Maranhão também pode ser independente economicamente no futuro utilizando os recursos naturais como o gás e o petróleo, que em curto espaço com certeza se transformarão em energia. “Nossa região é rica. Peço apoio de todos os deputados. porque o Maranhão está sendo prejudicado”, apela.

 O parlamentar informou que empresa OGX gastou mais de R$ 200 milhões para montar toda a estrutura de prospecção de petróleo e gás natural no Estado do Maranhão. Segundo ele, essa estrutura conta atualmente com dois helicópteros, sondas para perfuração de petróleo e outros equipamentos indispensáveis ao serviço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: