Por CN1
Quarta-Feira, 28 de Março de 2012
Fazendo parte das comemorações dos 74 anos de Chapadinha, foi realizada nesta quarta-feira (28), solenidade de entrega dos certificados de dispensa de incorporação do exército, a 300 jovens.
Foto: Blog CN1 |
A prefeita Danúbia Carneiro, presidente da Junta de Serviço Militar no município, lembrou em seu pronunciamento, a importância da participação dos jovens chapadinhenses e o compromisso com suas obrigações militares.
Foto: Blog CN1 |
A banda do 24ª Batalhão de Caçadores de São Luis abrilhantou o evento. Entre os presentes estudantes, familiares, secretários, autoridades e vereadores como a presidente da Câmara Márcia Gomes, Hilda Pontes e Francisca Aguiar.
Foto: Blog CN1 |
A cerimônia contou ainda com a presença do Comandante da 4ª Companhia Independente da PM de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita e do Tenente Laerte.
Foto: Blog CN1 |
O evento foi conduzido pela prefeita e pelo 1º Tenente Eurico Moraes da 27ª Circunscrição do Serviço Militar. Após a cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o exército brasileiro.
Foto: Blog CN1 |
(História Blog) “O Serviço Militar Obrigatório surgiu quando o sistema administrativo adotado no país era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. No império, e após a independência, foi reafirmada a obrigatoriedade do Serviço Militar, na Constituição de 1824.
Foto: Blog CN1 |
Mas, foi entre 1915 e 1916 que o escritor Olavo Bilac desencadeou uma campanha pregando a necessidade do Serviço Militar, como ato de amor à Pátria e o Quartel como escola de civismo. Como justa e merecida homenagem, Bilac foi escolhido o Patrono do Serviço Militar e a data de seu nascimento - 16 de dezembro - consagrada como o Dia do Reservista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: