Terminou hoje (22), em Chapadinha, o prazo para o requerimento do Seguro-Desemprego destinado aos profissionais que atuam no ramo da pescaria artesanal, individual ou da economia familiar. Desde segunda-feira (19), cerca de 400 pescadores profissionais pertencentes às colônias de Buriti e Chapadinha foram atendidos na agência local do SINE (Sistema Nacional de Emprego), localizada no centro da cidade.
De acordo com a agente administrativa do Ministério do Trabalho, Regiane Sousa Garcia Ribeiro, os pescadores terão direito a quatro parcelas no valor de um salário mínimo durante o período de defeso da piracema, que vai de 01 de dezembro a 30 de março. Nesses quatro meses a pesca fica proibida, a medida visa garantir a reprodução dos peixes e a preservação de algumas espécies.
Para requerer o benefício o pescador deve estar habilitado pelo Ministério da Pesca, recolher a guia da previdência social, comprovar o pagamento de pelo menos duas contribuições previdenciárias, possuir carteira da SEAP - Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, cartão do PIS, comprovar residência, apresentar documentos pessoais como carteira de identidade e Identidade.
Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: