Ao longo de dois anos o grupo de pesquisa FOPAMA coordenado pela Profª Drª Rosane Cláudia Rodrigues vem desenvolvendo estudos sobre a utilização de novas técnicas na produção de pastagem e avaliando as espécies que melhor se adaptam as condições climáticas da região do Baixo Parnaíba.
No setor de forragicultura do CCAA/UFMA estão sendo estudadas sete espécies de gramíneas forrageiras, dentre as quais, duas estão se sobressaindo, em termos de alta produtividade e melhor valor nutritivo na alimentação de ruminantes. Tanto o capim mulato quanto o xaraés apresentaram resultados interessantes, por terem se adaptado muito bem ao clima e não necessitarem de tanto custo aos produtores.
De acordo com a coordenadora da pesquisa essas espécies ainda não são conhecidas no Maranhão, pois foram desenvolvidas e lançadas recentemente. Ela ressalta que os resultados apresentados por essas duas gramíneas na região têm sido surpreendentes, que defende a produção a pasto por ser menos prejudicial ao animal e ecologicamente correta.
Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: