segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Laboratório de Análise de Água estará funcionando brevemente em Chapadinha.



Será inaugurado, dentro de alguns dias, em Chapadinha, o Laboratório de Análise de Água, que funcionará no Centro de Saúde Benú Mendes, no Bairro Areal. A aquisição do laboratório tem a contrapartida da Prefeitura de Chapadinha que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada com alguns equipamentos doados pelo Ministério da Saúde.

No Maranhão serão implantados 12 laboratórios como este. Chapadinha é a quarta regional de saúde beneficiada, depois de  Imperatriz, Caxias e Pedreiras. A Farmacêutica e Bioquímica Ana Amélia Lopes de Carvalho - encarregada do Núcleo de Bromatologia Química do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão) é responsável, juntamente com a sua equipe técnica, pela capacitação dos profissionais que atuarão nos laboratórios, assim como o monitoramento das instalações físicas das unidades de análise a serem implantadas no Estado.

Para a Secretária Municipal de Saúde – Drª Maria José Coutinho, que também é coordenadora da CIR (Comissão Intergestores Regional), o laboratório de análise será um grande aliado nos trabalhos preventivos contra doenças transmitidas pela água contaminada, como as diarréias e a Hepatite A. O serviço também vai permitir o monitoramento da água tratada e distribuída pela CAEMA (Companhia de Água e Esgoto do Maranhão) na cidade. Além de Chapadinha, outros 14 municípios, que compõem a regional de saúde, serão beneficiados com este laboratório, que dependerá da colaboração dos seus respectivos representantes  para  a manutenção dos  serviços.

Amanhã, dia 20, a coordenadora da CIR, estará no município de Santana do Maranhão, para uma reunião de secretários municipais de saúde. De acordo com Joaquim Carvalho, coordenador do Laboratório de Análise de Água em Chapadinha a equipe já começou a atuar realizando o cadastramento de alguns sistemas alternativos individuais, como poços artesianos e cacimbões, com a finalidade de proporcionar à população a segurança de estar consumindo uma água de qualidade, livre de qualquer contaminação. 



Por: Fabrícia Bogéa 
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: