segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Novas tecnologias na produção de runimantes são destaques no V Dia de Campo, em Chapadinha.


Discutir alternativas de manejo de pastagem e conservação de forragem para a produção de ruminantes (ovinos, caprinos e bovinos) especialmente no período da estiagem, foram alguns dos assuntos abordados no V Dia de Campo, realizado pelo Grupo de Pesquisa, Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA)  - no setor de forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA. 


De acordo a coordenadora do FOPAMA - Profa. Dra. Rosane Cláudia Rodrigues, o grupo já desenvolveu várias tecnologias de fácil acesso aos produtores, cujos resultados por obterem tanta expressividade, já foram, inclusive, publicados em eventos de grande notoriedade no país, como SBZ, Zootec, SIMBRAS e SINCORTE. Tecnologias que poderiam ser adotadas pelos pequenos produtores da região do Baixo Parnaíba, como a silagem, fenação, banco de proteína e a própria pastagem, mas que encontram alguns obstáculos, principalmente pelo desconhecimento do que é produzido pelo grupo de pesquisa na universidade. 


Em Chapadinha, o grupo já vem trabalhando a três anos nessas tecnologias, mas a procura por parte dos produtores, ainda tem sido muito tímida. O Sr. Aderson, por exemplo, ficou surpreso com a variedade de recursos que a região proporciona para alimentação animal e, que por falta de orientação técnica, não é utilizada. Ele nos contou ainda que, a participação do pequeno produtor nesses eventos promovidos pela universidade é essencial para o desenvolvimento da região. Outro futuro produtor, o Sr. Francisco José, que adquiriu uma área no município de Nina Rodrigues para a criação de gado, falou a reportagem do blog “Ações e Destaques”, que as orientações recebidas dos professores foram enriquecedoras.


A coordenadora do FOPAMA finalizou a entrevista divulgando o site do grupo de pesquisa, que é o: www.fopama.ufma.br, lá o produtor ou quem estiver interessado nessas tecnologias de produção, terão acesso aos resumos dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do curso de Zootecnia. A Profa. Dra. Falou ainda que o pequeno produtor pode também entrar em contato com a própria equipe do FOPAMA, indo até o Setor de Forragicultura, que funciona no campus da UFMA, em Chapadinha, no Bairro Boa Vista. 


Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: