sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A riqueza cultural e de sabores na primeira noite da feira da economia solidária e agricultura familiar em Chapadinha.




A Praça Irineu Veras Galvão está sendo palco da II Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar que iniciou ontem (24) à noite em Chapadinha, reunindo representantes de 12 dos 16 municípios do Baixo Parnaíba. Parceiros, autoridades municipais e estaduais marcaram presença na solenidade de abertura do evento. Ao passear pela feira o visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a riqueza de sabores da região. Um bom exemplo disso é o artesanato produzido por um grupo de mulheres do assentamento de Ilha Grande dos Paulinos, zona rural de Tutóia.


De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Raimundo Nonato Pires, participante de um convênio de assistência técnica e ação ambiental mantida pelo INCRA e da ONG ETHOS, o povoado está localizado no Delta do Parnaíba, que é uma área de proteção ambiental. Boa parte da renda das 33 famílias que habitam na ilha é oriunda da comercialização de bolsas, cestos e redes produzidos com a fibra da palmeira de carnaúba. O trabalho de assistência técnica prestado a essas famílias é resultado de um convênio de três anos cuja finalidade é desenvolver o potencial do local rico em recursos naturais.



  Nas barracas padronizadas da feira, muitas delícias enchem os olhos e aguçam o paladar dos visitantes. Outro exemplo é o Grupo dos Produtores de Polpa de Frutas e Panificadora de Belágua que colocou a disposição no evento, bolo de macaxeira, farinha com coco, licor, polpas, doces e compotas de frutos regionais. Representando Chapadinha, a Associação das Quebradeiras de Coco do Canto do Ferreira levou para a feira, doces e biscoitos produzidos com o pó do mesocarpo do coco babaçu. De acordo com a presidente da Associação, há cinco anos as nove famílias envolvidas com o projeto recebem cursos de capacitação do SENAR, o que vem melhorando a qualidade dos seus produtos e a possibilidade de trabalhar com outras atividades, como a horta comunitária.

Em entrevista ao blog “Ações e Destaques”, o Secretário Estadual do Trabalho e Economia Solidária, Dr. José Antonio Heluy, destacou que a II Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar é um momento importante no combate a extrema pobreza e na promoção do fortalecimento dos grupos produtivos da região do Baixo Parnaíba. O secretário ressaltou ainda a realização da Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar que será promovida em São Luís nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. A prefeita, Danúbia Carneiro, que também prestigiou o evento, agradeceu o apoio do Governo do Estado e destacou a importância da feira no fortalecimento da economia solidária.

 A II Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar se encerra hoje (25) à noite e é a prova do potencial produtivo do baixo Parnaíba, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. Além das barracas de exposição e comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar os visitantes poderão assistir a apresentações de cantores da terra e outras  manifestações culturais. 


Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: