quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Encerram-se hoje em Chapadinha os trabalhos da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Seguindo o calendário nacional, a 8ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma etapa preparatória importante para as conferências estadual, que acontecerá em São Luís de 25 a 27 de abril, e nacional. Durante dois dias serão discutidas no auditório da Prefeitura de Chapadinha, propostas e diretrizes para o desenvolvimento da política municipal de atendimento a criança e ao adolescente.

Realizada a cada dois anos, a conferência municipal apresentou ao público, que esteve ontem à noite na abertura do evento, os jovens articuladores do selo Unicef e membros do Comitê Juvenil. Em seus pronunciamentos os adolescentes mostraram a firmeza e o espírito de liderança que a luta em prol das políticas de direito a favor do menor, exige.

O presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Jânio Rocha Ayres Teles, enfatizou durante o seu discurso que o CMDCA, Conselho Tutelar e Fórum DCA, encontram-se hoje fortalecidos no município, graças ao empenho da Sociedade Civil, Ministério Público e da Prefeitura de Chapadinha que faz mensalmente às instituições o repasse dos recursos provenientes do FIA – (Fundo da Infância e da Adolescência), que somado aos recursos de manutenção, totalizam um montante de 12 mil reais. Um aumento considerável, pois em 2009, esses recursos não chegavam a 5 mil reais.

O presidente do Fórum em Defesa de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão, Abílio Gomes, elogiou o município por estar muito a frente dos demais, em termo de políticas de direitos da criança e do adolescente. Grande parte desse aparato que Chapadinha disponibiliza atualmente faz parte do empenho da gestão pública municipal que está interessada em defender os direitos das crianças e dos adolescentes do município. A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente encerra-se hoje (10) com a escolha dos delegados para a conferencia estadual, que acontecerá ano que vem em São Luís e a reavaliação do plano decenal.
Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de iamgens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: