terça-feira, 24 de julho de 2012

Profissionais da saúde de 14 municípios participam de oficina sobre ações da Rede Cegonha, em Chapadinha.



 Por: Ações e Destaques



Profissionais da atenção básica e hospitais de quatorze municípios, que compõem a regional de saúde de Chapadinha, participarão até amanhã (25), no Hotel Creuza Lopes, de uma oficina sobre as ações da Rede Cegonha.
 A oficina está sendo ministrada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, especificamente dos Departamentos de Atenção às DSTs/AIDS (Orlando Santos); Saúde da Criança e do Adolescente (Emanuela Brasileiro); e Saúde da Mulher (Rosemeire Almeida) e objetiva discutir junto aos profissionais da saúde assuntos como,  a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção e Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.

 “O objetivo dessa oficina é discutir o conteúdo da Rede Cegonha, o que a gente pode começar a fazer agora, como garantir um pré-natal de qualidade, humanizado, com qualificação de risco, a atenção básica conversar com a assistência hospitalar, a garantia da lei do acompanhante, uma vez que, as evidências científicas demonstram que melhora o trabalho de parto, ajuda a mulher a ter um parto mais tranquilo, disse Emanuela Brasileiro, técnica do departamento de Saúde da Criança e do Adolescente.

Fundamentada nos princípios da humanização e assistência a mulheres, recém-nascidos e crianças, a Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão vem avançando na construção dos planos estadual, regional e municipal. Em Chapadinha, a secretária de saúde e coordenadora da CIR (Comissão Intergestora Regional), Maria José Pereira Coutinho, afirmou que o município está bem avançado em relação à elaboração do plano da rede cegonha.

“O nosso plano municipal já foi, inclusive, encaminhado à Brasília, agora nós temos que juntar os planos dos outros 14 municípios para construir o plano regional,” afirmou a coordenadora da CIR.

Quanto à XV Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha, realizada no último sábado (21), no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba, a secretária fez um balanço positivo. 

“Os competentes médicos Carlos Noleto e João Henrique abordaram sabiamente o tema da conferência, que tratou sobre as políticas de atenção às urgências no SUS, na oportunidade, também foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Saúde, onde foram eleitos os 20 novos membros titulares e, seus respectivos suplentes,” finalizou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: