Por CN1/Imirante
O Maranhão já superou a taxa de cobertura da vacinação contra o sarampo pactuada com o Ministério da Saúde, que é de 95%, mas ainda há 53 municípios apresentando um desempenho abaixo do esperado. Até o final da semana passada, quando a governadora Roseana Sarney anunciou que não mais firmará convênios com os municípios que não cumprirem com a obrigação de imunizar suas crianças, 71 cidades encontravam-se nessa situação. O prazo para alcançar a meta da campanha termina na próxima sexta-feira (14).
Um dos casos mais preocupantes para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o do município de Peritoró, que continua com a mesma taxa de cobertura de 38%, seguido por Morros, com 63,02%. Dentre as cidades mais populosas, que ainda não alcançaram a meta, o quadro de vacinação se mantém estável, a exemplo de Paço do Lumiar (81,01%), Açailândia (86,07%), Balsas (92,56%), Timon (91,42%) e São José de Ribamar (79,54%), segundo estatística divulgada na tarde de terça-feira pela SES.
Chapadinha
São Luís e Chapadinha já saíram da lista de municípios com baixo desempenho e figuram agora com índices de cobertura de 95,75% e 99,30%, respectivamente. Por conta disso, o Maranhão já apresenta uma taxa de 96,02%. O número ainda está aquém das expectativas do governo estadual, segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.
Nesta semana a Secretária Municipal de Saúde, Maria José Coutinho, em entrevista ao programa Direto ao Assunto da Mirante AM de Chapadinha, contestou os números da vacinação emitidos na última segunda-feira (10), pela Secretaria Estadual de Saúde, na qual o município estaria abaixo da cobertura vacinal contra o sarampo. Segundo a SEMUS, Chapadinha atingiu um total de 99,30% de crianças imunizadas, meta vacinal reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: