O sonho da casa própria se tornará realidade para mil chapadinhenses na próxima sexta-feira, dia 21. As moradias do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, enfim, serão sorteadas, a partir das 4h da tarde, na Praça Irineu Veras Galvão, antiga Praça do Povo.
O projeto foi pleiteado pelo então prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, junto a Caixa Econômica Federal, no ano de 2004. Dos 217 municípios maranhenses, somente nove, foram beneficiados com o projeto, entre eles, Chapadinha. A vinda do programa minha casa, minha vida gerou quase mil empregos diretos. Desde o início até a conclusão das obras foram injetados, mensalmente, mais de meio milhão de reais na economia chapadinhense.
O Residencial José de Sousa Almeida conta com onze quilômetros de ruas asfaltadas e cuidadosamente planejadas com sarjetas, meio fio e rampa aos cadeirantes. O acesso, de dois quilômetros e meio, ao residencial, também foi asfaltado o que garante segurança, tranqüilidade e conforto aos mutuários. O sistema de abastecimento do conjunto habitacional é outro aspecto notadamente planejado. Dois poços artesianos abastecem uma caixa com capacidade para dois mil litros que redistribui a água para as residências que possuem uma caixa d’água de 500 litros, cada.
O Conjunto Habitacional, também vai abrigar uma creche, que receberá o nome do saudoso jornalista Jota Coutinho, e uma escola amplamente estruturada, com salas de aula, banheiros, duas caixas d’água (com capacidade para 5 mil litros, cada), pátio e cômodos para o descanso dos professores. A contrapartida para a construção das unidades de ensino é oriunda da Prefeitura de Chapadinha.
Veja as condições do Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida:
1. Serão sorteadas mil casas. Foram inscritos 4. 231 (quatro mil duzentos e trinta e um) pré-candidatos a mutuários da Caixa Econômica Federal .
2. O Sorteio será realizado em 06 etapas, distintas e na seguinte ordem:
- Sorteio para a Categoria deficientes físicos 3% (30) pessoas;
- Sorteio para Doentes Crônicos, 3% (30) pessoas;
- Sorteio para Idosos, 3% (30) pessoas;
- Sorteio do Saldo de 910 categoria geral, 75% (682) pessoas que se enquadram com três a cinco critérios, conforme a Portaria número 140/2010.
- E por último, sorteio categoria geral 25% (228) pessoas com menos de três critérios.
Os idosos e deficientes físicos, que não foram contemplados no sorteio de categorias especificas, participarão do sorteio geral e do sorteio de suplentes.
O sorteio da categoria geral vai priorizar:
1. As famílias residentes em área de risco ou insalubre;
2. As famílias com mulheres responsáveis pelo domicílio;
3. As famílias que tenham mais de 4 dependentes;
4. As famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família;
5. As famílias que residam com coabitação
A prefeitura de Chapadinha deseja boa sorte aos inscritos e agradece a todos que acreditaram na conclusão desse projeto, que visa proporcionar dignidade e melhores condições de vida as famílias que ainda não possuem moradia própria.
Por: Fabrícia Bogéa e Luís Carlos Jr.
Fotos: Alexandre Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: