sábado, 22 de outubro de 2011

O sonho da casa própria hoje é uma realidade para mil chapadinhenses.



A Prefeitura de Chapadinha realizou ontem (21), na Praça Irineu Veras Galvão, o sorteio de mil moradias do Residencial José de Sousa Almeida para os 4.231 inscritos, no Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

O sorteio foi realizado pela empresa Positivo On Line, de São Luís e auditado pela Caixa Econômica Federal. Várias autoridades estiveram presentes a solenidade, entre elas, a prefeita - Danúbia Carneiro, o vice-prefeito – Antonio Prata, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa - Magno Bacelar, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão – Valdemilson Nascimento, o gerente da agência da Caixa em Chapadinha – Gealdan Castro, representando o Ministério Público – Dra. Adriana Cunha, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Márcia Gomes, os secretários municipais de Assistência Social, Obras, Administração, Saúde, Turismo e Trabalho, além dos representantes da Amorim Coutinho Engenharia e Construções Ltda., empresa encarregada de construir as casas do residencial.

De acordo com o superintendente estadual da CEF, Valdemilson Nascimento, dos 217 municípios maranhenses, apenas 19 foram contemplados com o Programa Habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida,” sendo Chapadinha, uma das cidades que estão na reta final dos sorteios. Segundo Ciro Nolasco, diretor da empresa que está realizando os sorteios pelo Maranhão, o processo é totalmente automatizado, por hora são contempladas 720 pessoas. A multidão que esteve na Praça pôde acompanhar o sorteio através de dois telões que mostravam os nomes e os números do CPF dos sorteados. A primeira  sorteada, em Chapadinha, foi Francisca Alexsandra Viana Costa, contemplada com a casa modelo, toda mobiliada com móveis e eletrodomésticos, doados pelo deputado estadual, Magno Bacelar.

O superintendente estadual da Caixa informou, em seu pronunciamento, que  todos os contemplados no sorteio, ainda passarão, dentro de 30 a 60 dias, por uma triagem que será realizada pela Caixa Econômica Federal para confirmar os dados repassados à entidade financeira. Em seguida, serão convocados pela Caixa para apresentar documentações atualizadas a fim de que possa ser feito o contrato, oficializando a aquisição do imóvel. No caso de desclassificação do sorteado, será convocado o candidato do cadastro reserva, que em  Chapadinha são na ordem de novecentos.

Valdemilson Nascimento falou ainda que nesta primeira etapa do projeto, o Maranhão foi beneficiado com 36 mil unidades habitacionais, boa parte delas, deverá ser entregue até final deste ano e o restante em 2012. ele também destacou que, uma nova etapa do projeto está iniciando no Brasil, é o “Minha Casa, Minha Vida 02,” onde estão previstas para o Maranhão mais 40 mil moradias, com perspectiva muito forte de vinda para Chapadinha, de mais mil unidades habitacionais até 2014.

A prefeita Danúbia Carneiro agradeceu a todos que acreditaram na efetivação desse projeto tão importante  no combate ao déficit habitacional no país, e que em Chapadinha, foi concretizado  principalmente através de  parceiros  como, o Governo Estadual, por meio, da governadora Roseana Sarney, do deputado estadual Magno Bacelar e Governo Federal, em especial ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a atual presidenta Dilma Rousseff.

Em entrevista ao blog “Ações e Destaques”, o deputado estadual, Magno Bacelar, elogiou a determinação da prefeita Danúbia Carneiro, a participação da  população chapadinhense  e a transparência em que foi realizado o sorteio das casas. O deputado falou ainda sobre a franca expansão econômica do município de Chapadinha que será impulsionada, ainda mais, com a instalação da Suzano Papel e Celulose, um empreendimento orçado em 1 bilhão de reais que  hoje é uma realidade,  graças ao esforço do deputado  estadual junto ao governo do estado, que já trouxe a Chapadinha o SEBRAE e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. De acordo com Magno Bacelar, com a chegada da Suzano ao município, serão gerados na região, mais de 10 mil empregos, sendo que, dois mil diretos e oito mil indiretos.




Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: