terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ampliada a faixa etária de vacinação contra a hepatite B.


Além das crianças, os adultos devem ter uma atenção especial quanto à atualização da própria caderneta de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde a partir dos 20 anos de idade devem ser tomados, pelo menos, três tipos de vacina para se proteger contra o sarampo, a caxumba, a rubéola, difteria, o tétano e a febre amarela.

As vacinas contra a febre amarela e dupla adulto (difteria e tétano) devem ser administradas a cada dez anos. Este ano o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de imunização contra a hepatite B. Até o ano passado a vacina era tomada a partir dos 24 anos, agora, apenas aos 29 anos de idade.

É importante ressaltar que a eficácia da vacina só é comprovada quando as três doses forem aplicadas obedecendo aos seguintes intervalos: após a primeira dose, a segunda deve ser tomada num intervalo de um mês e a terceira em até seis meses. De acordo com a coordenadora de imunização em Chapadinha, Maciane Meireles, todos os postos de saúde da família, mantidos pela prefeitura, estão disponibilizando as doses da vacina, para tomá-las basta apresentar o cartão de vacinação no posto mais próximo de sua residência.

Vale lembrar que além das vacinas de rotina, a população deve estar atenta as campanhas nacionais promovidas pelo Ministério da Saúde.



Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: