quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura de Chapadinha promove o primeiro mutirão municipal da catarata.


 Foi realizado na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) o primeiro mutirão municipal da catara, promovido exclusivamente pela Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para realizarem gratuitamente consultas e exames de vista com o Médico Oftalmologista, Stephan Noleto, que também é Cirurgião Oftalmológico do Sistema Municipal de Saúde de Chapadinha. O mutirão durou dois dias, a primeira etapa foi realizada na sexta-feira, à tarde, onde os pacientes passaram por um processo de triagem para o diagnóstico da catarata, doença que provoca a opacificação do cristalino, causada pelo envelhecimento, trauma ocular, hereditariedade, diabetes e até mesmo pela ação de alguns medicamentos.

No sábado (21), pela manhã, 45 pacientes foram submetidos à cirurgia de catarata, que se resume a substituição do cristalino opaco por um artificial, resultando na melhoria da visão. Com os dois olhos avariados em decorrência de um acidente de trabalho, o carpinteiro José Alexandre Feitosa, disse a nossa reportagem que após uma avaliação numa clínica particular de Caxias-MA, a cirurgia para recuperação da visão estava avaliada em R$ 5 mil reais e, que ao saber da existência do mutirão em Chapadinha, resolveu fazer todo o procedimento aqui no município, onde não pagará absolutamente nada.

De acordo com Noleto, os casos em que não foram diagnosticados catarata, mas que apresentaram algum problema relacionado à baixa da visão como, retinopatia diabética ou hipertensiva foram encaminhados ao serviço de tratamento, conforme a necessidade. Segundo a secretária municipal de saúde, Maria José Coutinho, outros mutirões, iguais a esse, serão realizados ao longo deste ano, atendendo inclusive, aos municípios que correspondem à regional de saúde de Chapadinha.


Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição de imagens: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: