terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Maranhão tem 20 nomes em ''lista suja'' do trabalho escravo.

''Lista suja'' tem número recorde de infratores. Cadastro passa a conter 294 nomes.

Arquivo/Marcello Casal Jr. /ABrampliar
Maranhão tem 20 nomes em ''lista suja'' do trabalho escravo

SÃO LUÍS – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nessa segunda-feira (2), o cadastro atualizado de empregadores flagrados explorando mão de obra análoga à escrava no país. Conhecido como "Lista suja", o cadastro apresenta 52 inclusões e passa a conter 294 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas, número recorde, segundo o MTE. Dois nomes foram retirados da lista após comprovarem terem cumprido requisitos para exclusão.

O Maranhão aparece com 20 nomes. São pessoas físicas e jurídicas das cidades de Santa Luzia, Carutapera, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Capinzal do Norte, São João do Curu, Centro Novo, Bela Vista do Maranhão, Monção, Tucuruí, Santa Luzia, Peritoró, Governados Archer, Bom Jardim, Governador Edison Lobão e Codó.

Ontem, na divulgação dos dados, o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do MTE, Alexandre Rodrigo Teixeira da Cunha Lyra, destacou que nunca houve "tantos empregadores irregulares ao mesmo tempo". "Estamos atuando no trabalho escravo urbano, pois temos empregadores infratores também nesse meio. Nosso compromisso em 2012 é intensificar a atuação nessa área", afirma.

Para coibir o uso ilegal de mão de obra análoga a de escravo, o governo criou o cadastro, em 2004. Ao ser inserido no cadastro, o infrator fica impedido de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e, também, entra para a lista das empresas pertencentes à "cadeia produtiva do trabalho escravo no Brasil". A lista passa por atualizações a cada seis meses e os nomes são mantidos por dois anos e, caso o empregador não volte a cometer o delito e tenha pago devidamente os salários dos trabalhadores, o registro é excluído.

 
Maurício Araya/Imirante, com informações do MTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: