segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cento trinta e oito prefeitos disputarão reeleição no Maranhão.

Representa 63% dos municípios maranhenses na disputa pela reeleição de prefeitos.



SÃO LUÍS - Nas eleições municipais deste ano, um total de 138 prefeitos pode entrar na disputa pela reeleição, o que representa 63% dos municípios maranhenses. Destaques para João Castelo (PSDB), que pretende se manter na Prefeitura de São Luís, e Sebastião Madeira (PSDB), que vai tentar permanecer no comando da cidade de Imperatriz.

Em ano eleitoral, as articulações políticas iniciais são para viabilização de candidaturas. Políticos lançam suas pré-candidaturas em busca de aliados. Além desses, existem os candidatos naturais que são os detentores de cargos eletivos que podem disputar reeleição.

Além de São Luís e Imperatriz, entre as cidades que podem já ter um candidato definido estão Arari, Chapadinha, Codó, Dom Pedro, Maracaçumé, Mata Roma, Pinheiro, Penalva, Santo Amaro, São João atista, Tuntum, Vargem Grande e Paço do Lumiar.

Seis gestores que estão habilitados a disputar novo mandato não foram eleitos no pleito de 2008. Cinco foram em 2009 por eleição suplementar depois de o prefeito eleito ter sido cassado pela Justiça Eleitoral. Os crimes cometidos pelos gestores foram de abuso de poder econômico ou político, conduta vedada e irregularidade durante a campanha eleitoral. Outro gestor assumiu após cassação do prefeito que não obteve mais de 50% da votação.


Carla Lima / O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: