terça-feira, 17 de abril de 2012

Magno destaca mudança na administração educacional do Baixo Parnaíba

Agência Assembleia
 
O deputado Magno Bacelar (PV) destacou nesta segunda-feira (16), na tribuna da Assembleia Legislativa, o termo de cooperação celebrado pelo governo do Estado transferindo a competência de unidades do ensino fundamental para municípios da região do Baixo Parnaíba.

Participaram do ato, além do parlamentar, o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; o secretário de Estado de Educação, João Bringel; o gestor de Educação do Baixo Parnaíba, professor Jânio; e demais gestores municipais da região.

De acordo com Bacelar, esse gesto fortalece muito mais as políticas públicas de educação do município na medida em que além de transferir [para o município] a execução das atividades de ensino de uma ou mais escolas, também ocorre a transferência de recursos humanos, materiais e financeiros correspondentes, este último através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O município de Chapadinha, segundo Bacelar, recebeu cerca de mais de mil alunos e algumas unidades de ensino fundamental como o Caic e o Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos.

Formatura

O parlamentar registrou ainda sua participação na formatura das turmas dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade do Baixo Parnaíba. Segundo ele, Uma grande conquista para a região que no passado só contava com 15 professores formados.

Bacelar lembrou que quando foi prefeito de Chapadinha teve que contratar, através de processo licitatório, a Universidade Estadual do Piauí para capacitar e formar mais de 300 professores da rede municipal.

Mas, atualmente, essa prática não é mais necessária. “Já temos em Chapadinha a Universidade Federal do Maranhão com os cursos de Agronomia, Zootecnia e Biologia e contamos, ainda, com a Faculdade do Baixo Parnaíba com os cursos de Pedagogia, Letras, História e Administração”, argumentou Magno.

Para ele, é uma satisfação saber que a educação do Baixo Parnaíba, que a educação do município de Chapadinha, hoje, é uma educação que tem respaldo. “E o mais importante é observar os índices educacionais do município estão a cada dia melhores”, finalizou Magno Bacelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: