quinta-feira, 26 de abril de 2012

SEMA promove audiência pública sobre instalação da Suzano em Chapadinha.



 
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Maranhão realizou, na noite de ontem (26), no Ginásio do Colégio O Pequeno Príncipe, uma audiência pública sobre o projeto industrial da Suzano Energia Renovável que, planeja instalar uma fábrica no Município de Chapadinha.



Para a Gerente de Assessoria Jurídica da SEMA – Adriana Arouche, a realização da audiência pública no município é o primeiro passo, de uma série de etapas, até chegar à emissão do licenciamento definitivo da unidade fabril da SER no município.


Na oportunidade foram apresentados, o projeto industrial da empresa e o relatório de impacto ambiental na região. De acordo com o gerente executivo de engenharia da Suzano, João Carlos, a indústria será instalada, na Fazenda Santo Ângelo, uma área rural localizada a 20 km de Chapadinha. A meta de produção é de 2 milhões de toneladas de pellets (partículas desidratadas e prensadas de madeira moída) ao ano, a partir de 2014.


Segundo o diretor de operações da Suzano, a empresa vem com o propósito de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida na região, além de gerar energia, por meio de fontes renováveis, sem perdas significativas ao meio ambiente. Marcos Stolf enfatiza que a ideia do projeto é gerar emprego e renda na região, a partir de uma fonte de energia limpa, minimizando a emissão de gases tóxicos que provocam o efeito estufa. O empreendimento vai gerar a própria energia, que vai consumir, não comprometendo o abastecimento de energia elétrica local.



A empresa responsável pela elaboração dos estudos ambientais foi a STCP Engenharia de Projetos Ltda., que apontou os impactos e riscos ambientais associados ao projeto industrial da Suzano Energia e respectivos programas e medidas para controle, minimização, compensação, potencialização e monitoramento.
Entre os impactos negativos, os estudos revelaram que haverá alteração da qualidade do ar pela emissão de ruídos, alteração da paisagem regional e afugentamento da fauna. Em relação aos positivos, o relatório de impacto ambiental revelou que o empreendimento vai gerar emprego e renda, melhorar os acessos regionais a localidades isoladas e aumentar a receita tributária, municipal e estadual.

 Em seguida, foram respondidos os questionamentos da plenária, pelos técnicos da STCP e membros da equipe da Suzano. Participaram da audiência lideranças comunitárias, sindicais, eclesiásticas e políticas dos municípios da região, entre elas, o prefeito de São Benedito do Rio Preto, a prefeita de Chapadinha, o Deputado Estadual, Magno Bacelar – representando a Assembleia Legislativa do Maranhão e Ministério Público.

O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), está disponível na página virtual da SUZANO ENERGIA RENOVÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: