quinta-feira, 3 de maio de 2012

Adolescência vai até os 24 anos, dizem médicos

A avaliação pode explicar o comportamento de risco de alguns jovens.

 
 
 Se você completou 18 anos e está comemorando a entrada na vida adulta... é melhor esperar mais um pouco. Uma série de estudos médicos publicada pela revista especializada “The Lancet” em abril é categórica: a adolescência dura até pelo menos os 24 anos de idade. É só nessa idade que o desenvolvimento do cérebro é completado.

Para a maioria das pessoas, a adolescência é a época que começa com o início da puberdade e dura até os 18 anos. É nessa idade que muitas pessoas também completam os estudos na educação básica e se encaminham para escolher uma profissão. Em muitos países, como o Brasil, a pessoa é considerada adulta e responsável por seus próprios atos aos 18.

Para os médicos, no entanto, 18 ainda é cedo. Antes dos 24 anos, o cérebro não está formado o suficiente para que a pessoa saiba avaliar as situações de uma maneira clara. Segundo os especialistas, nessa idade as reações são mais intempestivas e as vitórias e fracassos afetam a pessoa de maneira mais intensa.

Isso ocorre por causa de uma maior atividade na área do cérebro que controla o prazer que sentimos após “recompensas” (como comida, sexo ou mesmo drogas).

A avaliação pode explicar o comportamento de risco de alguns jovens. Segundo dados de pesquisa do Ministério da Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso é maior exatamente nessa faixa etária, dos 18 aos 24 anos.

Isso é ruim, principalmente, porque segundo os estudos do “The Lancet”, antes dos 24 anos o cérebro é também mais sensível aos efeitos do álcool, do tabaco e das drogas. Não apenas a pessoa se vicia mais facilmente, mas a perda de neurônios é maior.

Para um dos autores dos estudos publicados na revista, George Patton, da Universidade de Melbourne, na Austrália, os governos precisam de programas específicos para cuidar da saúde dos adolescentes para minimizar esses riscos. “A geração atual de jovens vai escolher caminhos diferentes ao longo da adolescência de gerações passadas e vão encarar novos desafios para sua saúde”, disse ele em artigo.
 
 
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: