sábado, 19 de maio de 2012

Moradores do Bairro Terras Duras são contemplados com a Unidade Básica de Saúde Renato Lira, inaugurada pela Prefeitura de Chapadinha.




Descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais. São com essas máximas que a Prefeitura de Chapadinha, vem cumprindo os seus compromissos na área da saúde, construindo, revitalizando e entregando diversas unidades básicas de saúde, às comunidades das zonas urbana e rural do município.


 Ontem (18), foi à vez dos moradores do bairro Terras Duras, serem contemplados com a Unidade Básica de Saúde Renato Lira, uma obra construída pela Prefeita de Chapadinha, por meio de um convênio com o Governo do Estado, que vai beneficiar a partir de agora, mais de mil famílias do bairro.


 “Com esse posto de saúde construído aqui no bairro vai diminuir e muito a distância, porque, antes, a gente tinha que ir até o centro, para ter consulta médica,” afirmou dona Maria Valdeniza, de 63 anos de idade.

 
Além das consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e ginecológico, os moradores terão a disposição, medicação básica e atendimento humanizado.  A equipe da UBS Renato Lira é formada por um clínico geral – Dr. Rogério Moreira (Cardiologista); uma dentista – Drª Paula Sarah; uma enfermeira – Juliana Nunes e duas técnicas em enfermagem.

 
A solenidade de inauguração, contou com a participação da comunidade das Terras Duras – representada por Turiba e Louro do Mundô ; a prefeita de Chapadinha – Danúbia Carneiro e o vice, Antonio Prata; o deputado estadual – Magno Bacelar; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Márcia Gomes, dos parlamentares - Francisca Aguiar, Samuel Nistron, Jorge ACS; da Secretária Municipal de Saúde – Maria José Coutinho, juntamente com a sua equipe e demais secretários municipais.


 O vereador França Nilo, em nome da família, agradeceu a homenagem prestada ao falecido irmão, Renato Lira, pelo nome concedido à UBS do bairro. O deputado Magno Bacelar, ressaltou que o objetivo dessas UBS é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem ter a necessidade de encaminhá-las ao hospital, diminuindo significativamente a fila de espera. 


“Uma equipe capacitada de profissionais irá atender da melhor forma possível, essa população, onde, muitos, não terão mais que procurar um hospital, ou posto de saúde, fora do seu bairro, para ter atendimento, pois as UBSs estarão abertas diariamente para atendê-los”, destacou o deputado que, também parabenizou a prefeita Danúbia Carneiro; a secretária municipal de saúde, Maria José Coutinho e o secretário de estado da saúde do Maranhão, Ricardo Murad.


 Para o cardiologista Rogério Moreira, a UBS Renato Lira, preenche todos os requisitos para a execução dos serviços básicos de saúde, contribuindo para o bem estar físico, mental e social da população do bairro. “Vamos fazer valer o artigo 5º da Constituição, onde todos nós somos iguais, oferecendo a essas famílias um atendimento médico digno e com qualidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: