sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um dia em prol dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, em Chapadinha.


O município de Chapadinha sediou hoje, dia 25, dois eventos importantíssimos em prol dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. 
 
  O primeiro deles é o Seminário de Capacitação em Educação Especial, promovido pela Associação Pestalozzi de Chapadinha, na Câmara de Vereadores. O evento tem como tema “Uma Visão Inclusiva, Respeitando as Diversidades” e vai até domingo, dia 27.

O público-alvo do seminário, oferecido gratuitamente, são os educadores que atuam no município. Até o encerramento das atividades, os participantes assistirão às palestras e oficinas, que abordarão a inclusão a partir da leitura e dicas sobre a educação inclusiva; Recurso Didático para pessoa com deficiência visual; A pessoa com deficiência no mercado de trabalho, entre outros subtemas, mediados pela Especialista em Educação Especial – Profª. Sharlene Serra, que aproveitou a oportunidade, para apresentar ao público chapadinhense, a sua coleção de livros infantis, voltada à educação inclusiva. 

  “Eu publiquei quatro livros de literatura infantil, onde cada livro aborda uma deficiência, para que os professores tenham esse elemento intermediador em sala de aula, de maneira que, todos possam ter conhecimento dessas realidades,” frisou a autora que também é membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Participaram ainda da solenidade de abertura e apresentação da Associação Pestalozzi, a presidente da Câmara de Vereadores de Chapadinha – Márcia Gomes; a também Profª. Especialista em Educação Especial – Arlete Lobo Falcão; a Terapeuta Ocupacional e Especialista em Educação Especial – Drª. Joelma Nascimento e uma representante das mães dos alunos especiais da Pestalozzi local, Conceição de Maria Marques Braga (Concita).

“Eu me surpreendi com a existência da Pestalozzi, aqui em Chapadinha, eu vejo que o meu filho na Pestalozzi é muito feliz, sorridente, conversa, coisas que no dia a dia com outras pessoas ele não faz, mas lá ele se sente totalmente à vontade com as educadoras, eu vejo que elas o recebem com carinho e esse carinho faz com que ele se sinta mais fortalecido,” falou emocionada, Dona Concita que, também se considera uma mãe muito especial.

A vereadora Márcia Gomes, grande defensora da causa, lembrou que a Câmara Municipal de Chapadinha, promoveu no ano passado, a primeira Audiência Pública voltada à implementação de políticas públicas para as pessoas portadoras de deficiência.
  “A Casa já tinha feito uma audiência pública voltada às pessoas com deficiência e, quando a presidente da Associação Pestalozzi de Chapadinha nos trouxe a causa, nós a abraçamos. É muito importante que toda a sociedade participe porque todos nós temos que estar preparados para receber essas pessoas especiais,” destacou a presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, que também é parceira da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Por fim, a Presidente da Pestalozzi de Chapadinha, Leilian Maria Abreu Carneiro, destacou que o objetivo maior é trabalhar a inclusão. “Desde o ano de 2007, a Pestalozzi vem desenvolvendo um trabalho direcionado, voltado ao estímulo, de forma lúdica, as crianças especiais. Pelo Plano Nacional de Educação, a pessoa com deficiência, tem que estar inserida no ensino regular, então, a Associação Pestalozzi resolveu, por meio desse seminário, trabalhar também com os professores do município de Chapadinha.”
 
 O segundo evento, direcionado às pessoas com deficiência, foi realizado no auditório da Prefeitura de Chapadinha. A 3ª Conferência Municipal das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, tem por finalidade discutir as novas perspectivas e desafios na implementação da Convenção da ONU sobre Direitos da Pessoa com Deficiência. 

O tema central da conferência foi “Um olhar através da Convenção  da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios,” discutido em quatro mesas-redondas: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
 O Relatório da Conferência Municipal servirá de subsídio às discussões na etapa estadual, em julho. A abertura dos trabalhos foi feita pela Secretária Municipal de Assistência Social, Neldan de Araújo Oliveira, e pela Presidenta do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Bernadete Teixeira Nunes, responsáveis pela orientação e coordenação da conferência.

“Através das nossas lutas, nós já conseguimos pequenas, mas significativas melhorias, antigamente não tinham rampas nas praças, hoje, já tem acesso aos deficientes, não é tão como a gente espera, mas tem umas rampas que às vezes não são respeitadas, e digo mais, enquanto, nós deficientes, não nos unirmos para conquistarmos os nossos direitos, ficaremos sempre nessa pendenga,” afirmou Bernadete Teixeira, presidente do CMPPNE.

O evento contou com a participação de membros representantes de órgãos públicos, entidades de classe, organizações de trabalhadores e patronais, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, demais representantes de entidades e organizações da sociedade civil.

“ Nós estamos participando, enquanto profissionais, trabalhamos com essa demanda nos CRAS e na Assistência Social, e também na qualidade de defensores dessa política, para que, essas pessoas especiais, possam ser sujeitos e, apoderarem-se dos seus direitos para viverem melhor,”ponderou Jarlene Nogueira, coordenadora do CRAS do Bairro Nossa Senhora de Fátima.


O encerramento da conferência está previsto para  às 18h, de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: