quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saúde: Ambulâncias e a Falta Delas Como Manifestação da Tragédia Maranhense

Do Blog Alexandre Pinheiro


 
Perguntar por que faltam ambulâncias em Chapadinha é tão importante quanto indagar porque tantos problemas de saúde não podem ser resolvidos aqui mesmo.

Em entrevista ao blog a direção do HAPA afirmou que Chapadinha deve contar com três ambulâncias. Suponhamos que por desleixo ou desvios duas delas quebrem ao mesmo tempo? Alguém irá dizer – e com razão – que as ambulâncias que temos são poucas e que cabe à prefeitura mantê-las em funcionamento. Mas fazendo especulação mais azarenta: se tivermos 6 ambulâncias e desgraçadamente adoecerem seguidamente 7 pessoas; para o sétimo enfermo nada adiantará a desculpa de que as outras 6 ou mais ambulâncias estejam em viagem.

Eis porque a ambulância capaz de salvar uma vida é a forma mais visível da tragédia da saúde maranhense... Essa procissão de ambulâncias que vemos na estrada rumo a São Luis é a prova da falta de resolução em nossas unidades de saúde.

O próprio governo reconhece isso tocando um programa de construção de UPAS e hospitais em várias cidades. Se há controvérsia quanto a capacidade de manutenção de tais hospitais, a iniciativa assume o atraso do setor e faz uma tentativa de  acerto.

Em Chapadinha o debate público tem apontado a prefeitura como única culpada pela situação, praticamente isentando o governo do estado de sua responsabilidade com a saúde da Região.

Sem eximir o poder municipal de suas falhas, a exclusão do estado das cobranças e pressões tem dois motivos: o vínculo dos dois grupos majoritários com o esquema Sarney e a proximidade da eleição de prefeito. Nossos líderes políticos não ousam importunar o poder com tais anseios da população, ninguém pergunta: "por que hospitais em toda parte menos aqui? e sempre é mais fácil jogar pedras na “Geni” municipal. 

Enquanto a pressão popular não chegar à esfera estadual, os problemas de hoje poderão até produzir efeitos eleitorais. Mas ano que vem estaremos novamente contando ambulâncias e procurando o culpado mais fácil para as mazelas da saúde.

Foto: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: