terça-feira, 29 de maio de 2012

Chapadinha sediou um dos eventos científicos mais importantes do Brasil.

Por: Blog ações e destaques
O município de Chapadinha sediou, durante três dias, a reunião regional de um dos mais importantes eventos científicos e tecnológicos do Brasil, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que este ano, realizará a sua 64ª Reunião Anual, na capital maranhense, São Luís, onde abordará  o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.
  
Com o propósito de reunir estudantes de todos os níveis, professores do ensino básico e médio, pesquisadores e a população, as reuniões regionais buscam debater e elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico da região promotora do evento, no caso, o Baixo Parnaíba.


 Quem participou da Reunião Regional da SBPC no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA, em Chapadinha (MA), cujo tema foi “Sociedade e Agricultura Familiar,” teve a oportunidade de assistir às conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, relacionadas às questões locais, como, o papel da vigilância epidemiológica na preservação e controle de doenças no campo; os impactos do agronegócio no Baixo Parnaíba; Quilombolas; Sociedade e Agricultura Familiar.

  Entre os palestrantes e conferencistas, estavam os pesquisadores da UFMA, UEA, USP, UFRJ, SEDUC/MA, MEC, e o Superintendente Regional do INCRA/MA – José Inácio Rodrigues.

Para o professor Dr. Henrique Nunes Parente, do curso de Zootecnia, a Reunião Regional da SBPC é um marco histórico tanto para o CCAA/UFMA, quanto para o município de Chapadinha. 

“Então o nosso evento é contemplado por vinte e dois minicursos; duas mesas-redondas e duas conferências, além de uma atividade cultural, com artistas regionais.”

 Entre os vinte e dois minicursos, um, em especial, chamou a atenção de muita gente, inclusive, a nossa. Os adultos da terceira idade, integrantes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos Bairros Campo Velho, Vila Izamara e Areal, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a “Sexualidade na Terceira Idade”.

 A pesquisadora responsável pela turma foi a Assistente Social do CCAA/UFMA de Chapadinha, Ezenilde Rocha Mendes.
 
“Não podemos tratar o idoso de forma exclusa, ou seja, deixá-lo numa rede, jogado num canto não, esse idoso é participante e ele tem é que aprender a viver de forma qualitativa, buscando a qualidade de vida, e uma vida com qualidade,” finalizou a assistente social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: