sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeiro Circuito Esporte e Cidadania de Chapadinha mobiliza crianças e adolescentes no dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Menores.


 O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado em Chapadinha, com a realização do Primeiro Circuito Esporte e Cidadania, promovido pela Comissão Municipal Pró-Selo Unicef Edição 2009-2012, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Educação e Unidade Regional de Educação (URE).



De acordo com a organização do evento, essa é uma atividade do selo Unicef que integra o eixo participação cidadã, cujo tema é Esporte e Cidadania. Dentro dessa temática foram desenvolvidas diversas atividades.

 Na primeira etapa, foi realizado um diagnóstico da situação do esporte no município; na segunda, a promoção do circuito esportivo, realizado hoje (18), pela manhã, com o envolvimento das crianças e adolescentes de Chapadinha nas atividades esportivas, lúdicas e de lazer, e, para finalizar as atividades, propostas pelo selo Unicef, haverá ainda uma audiência pública, a ser realizada numa outra data.

  
O Primeiro Circuito Esporte e Cidadania foi promovido em três estações. Na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo), foram desenvolvidas atividades lúdicas e brincadeiras; Na quadra do Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Colégio Bandeirantes), houve partidas de vôlei e basquete; na Associação Boa Vontade, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de praticar o handebol e o futebol de rua e, campo.
 
O circuito mobilizou os estudantes das escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino. “Eu pulei corda, amarelinha, brinquei na corrida do saco, dancei...” disse a estudante Gayra Mendes de 12 anos de idade. Mariana da Silva Lima, também com 12 anos de idade, foi bem mais além, avaliando positivamente a ação. “É muito bom, porque desenvolve as pessoas, tira das drogas... é importante para o projeto crescer mais, diverte as pessoas,” analisou a estudante.
  

Para a jovem, Vanessa Oliveira, de apenas 15 anos de idade, membro do Comitê Juvenil, o circuito atingiu o seu objetivo, estimulando crianças e adolescentes à prática esportiva, com foco no respeito mútuo.

A Associação Real Brasil também esteve auxiliando no desenvolvimento do circuito, orientando os jovens sobre as regras da modalidade do futebol de rua, onde o mais importante não é fazer gol, mas cultivar valores humanos, pautados na ética e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: