| Agricultor de Chapadinha Recebe Sementes |
Uma iniciativa do governo federal com participação de movimentos sociais e outras esferas administrativas o “Brasil sem Miséria” que é um programa que vem resgatando cidadania dos beneficiários do bolsa família, vem distribuindo sementes adaptadas para agricultores de Chapadinha e Região.
O “Brasil sem Miséria” utiliza mecanismo chamado sistema de busca ativa, que realiza cruzamento de dados e avalia situações de vulnerabilidade social entre os atendidos pelos programas de assistência do Ministério Desenvolvimento Social – MDS.
Em Chapadinha cerca de 640 famílias da Zona Rural foram encontrados em níveis considerados desfavoráveis. De acordo com o militante social Juvenal Neres (da Articulação do Semi-Árido Maranhense), o primeiro passo foi a confecção de um relatório chamado Estudo na Base, através de visitas nas localidades da Zona Rural. O passo seguinte foi a entrega de sementes (milho e feijão e hortaliças), selecionadas pela a EMBRAPA, com orientação e assistência ao encargo de empresa COOPRAMA, que concorreu em nível nacional e foi selecionada para trabalhar nos municípios de Belágua, Chapadinha, Mata Roma, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto.
Cada família chapadinhense selecionada recebe 10 quilos de sementes de milho, 5 quilos de sementes de feijão caupi e um kit de sementes de hortaliças. Os produtos são adequados à região, diz a analista da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa, Aline Zacharias. “São variedades adaptadas às condições climáticas do lugar para ter boa produtividade. Elas também são mais resistentes a doenças e pragas que atacam as culturas do Baixo Parnaíba”, disse.
| Equipe Técnica Trabalhando |
A Embrapa também distribui material didático, folhetos e cartilhas com informações sobre produção e armazenamento das espécies. O material é feito em linguagem simples, com ilustrações e até dicas culinárias. O objetivo, assinala a analista da Embrapa, é orientar os agricultores familiares sobre como armazenar as sementes para que elas sejam aproveitadas na safra seguinte. Para os agentes que prestarão assistência ao produtor, a Embrapa distribuiu circulares técnicas.
Entre profissionais envolvidos no programa há 14 técnicos de variados campos de conhecimento como Agronomia, Zootecnia, Psicologia, Assistencial Social, Técnicos Agrícolas, entre outros.
| Sementes Preparadas para Entrega |
As entidades envolvidas formam um colegiado do Território do Baixo Parnaíba que tem caráter deliberativo e propositivo, com representantes de todos os municípios de forma paritária entre sociedade civil e governo. Em Chapadinha, como informa Juvenal Neres, o programa é mantido por parcerias entre CODETER-ND/ASA-MA, UFMA CAMPUS 4, STTR, SINTRAF, PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA, REGIONAL DA EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA.
Informações: ASACOM: CODETER-ND/BAIXO PARNAÍBA
Extraída do Blog do Alexandre Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: