terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mulheres contam agora com um importante aliado na luta contra o câncer de mama, em Chapadinha.

   
Definido há sete anos pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o 04 de fevereiro é reconhecido mundialmente como o Dia de Combate ao Câncer. Sensível a esta campanha que objetiva chamar a atenção de todos, quanto ao crescimento da doença, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretária Municipal de Saúde, aproveitou o momento para anunciar a aquisição de um mamógrafo, equipamento que serve para diagnosticar o câncer de mama, considerado o tipo mais comum entre as mulheres e uma pequena parcela dos homens.

O equipamento já está instalado em uma das salas do Hospital Antonio Pontes de Aguiar. Os exames e as consultas serão realizados por um mastologista no HAPA. O agendamento já pode ser realizado na Central de Marcação de Consultas – CEMARC. Vale ressaltar que o câncer de mama requer uma atenção especial por ser, na grande maioria dos casos, assintomático quando no estágio inicial.

A mamografia é recomendada pelos mastologistas pelo fato de poder detectar o nódulo até dois anos antes que ele possa ser palpável, possibilitando um maior grau de cura durante o tratamento. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que todas as mulheres, depois dos 50 anos, realizem a cada dois anos a mamografia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: