terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CEMAR orienta foliões sobre alguns cuidados com a energia elétrica neste carnaval.


A combinação água e energia elétrica, bem como bebida alcoólica e direção pode ocasionar danos graves a vida humana, levando na maioria das vezes, à morte. Com a proximidade do carnaval o folião deverá ter consciência sobre os riscos que envolvem essas combinações perigosas e tomar algumas precauções para evitar sérias consequências.

Em visita a região do Baixo Parnaíba o executivo de imprensa da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR, Luiz Carlos Cardoso, recomendou algumas orientações importantes. Uma delas é deixar o veículo em casa se for ingerir bebida alcoólica. Segundo ele, é comum nesta época do ano, o aumento no número de acidentes em vias públicas envolvendo colisões de veículos em postes de energia elétrica.

De acordo com dados da companhia, só em janeiro deste ano, já foram registrados quase duzentos acidentes dessa natureza, em todo o Maranhão. “Os transtornos provocados por esse tipo de acidente não se limitam apenas aos ocupantes do veículo, mas, sobretudo à coletividade que ficará prejudicada com a falta de energia.” Afirmou Luiz Carlos.

A outra dica vai para os blocos organizados de rua que utilizam trios elétricos nos desfiles de carnaval. Ele recomenda que os organizadores orientem as pessoas a não subirem nas partes mais altas dos trios, principalmente nesse período chuvoso, pois o contato do corpo molhado com os fios que cortam a cidade pode provocar descargas altíssimas, levando o folião e, aos que estão ao redor dele, a óbito.


Outra orientação é de não jogar nenhum material metálico sobre a rede elétrica, como serpentinas. O executivo relembrou o acidente de proporções gravíssimas, ocorrido em fevereiro do ano passado, em Bandeira do Sul (MG), onde 17 pessoas morreram e 50 ficaram feridas. O trio que participava de uma festa pré-carnavalesca chocou-se contra fios elétricos de postes de rua, causando o acidente e matando as pessoas que estavam em cima do veículo.


Luiz Carlos finaliza a entrevista ao blog Ações e Destaques, afirmando que a energia elétrica é fundamental e indispensável à vida das pessoas, mas ela pode matar. Então, a prevenção é a melhor atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: