sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cientistas investigam objetos misteriosos que caíram do céu no MA.

Especialistas suspeitam de lixo espacial. Uma das hipóteses é que seja parte de um foguete francês, o Ariane 4, lançado em abril de 1997.





Cientistas brasileiros e americanos já têm pistas sobre o que seriam os objetos misteriosos que caíram, na quinta-feira (23), em duas cidades do norte do Maranhão.


Ainda sem saber direito o que fazer com o objeto, a polícia local guardou a bola de metal em um depósito. A esfera, que pesa cerca de 30 quilos, foi encontrada em Anapurus, norte do Maranhão, e segundo os moradores, caiu do céu.


A 300 quilômetros dali, em Tufilândia, outro objeto foi encontrado. Uma placa metálica que ficou cravada em uma árvore.


"Eu ouvi só a pancada. Quando cheguei, só vi esse pedaço de ferro, nem sei se é ferro. Sei que caiu aqui”, conta um morador.


Até agora, ninguém disse ter certeza sobre a origem dos objetos. Especialistas suspeitam de lixo espacial. Uma das hipóteses é que seja parte de um foguete francês, o Ariane 4, lançado em abril de 1997.


O professor da Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo, o astrofísico Gustavo Rojas, diz que tudo indica que a bola grande seja um tanque de gás hélio, usado no foguete.


“Aqui a gente tem o que caiu em Uganda, em 2002, onde uma peça muito similar a que caiu no Maranhão atingiu o solo. Esse tipo de coisa acontece. De vez em quando, é possível a gente receber esse tipo de peça no solo terrestre”, ele explica.


Pesquisadores americanos de uma empresa contratada pelo governo para monitorar a queda de lixo espacial tinham previsto que pedaços do foguete cairiam na quarta-feira (22) de manhã.


“A posição mais provável dele ter caído era sobre o Oceano Pacífico, mas outras áreas eram possíveis locais onde o objeto poderia cair”, diz.


O professor afirma que cientistas ainda não conseguem determinar o local exato da queda desses materiais que estão em órbita. Mas ele diz que não há motivo para preocupação: “É muito mais fácil você receber uma descarga elétrica de um raio, por exemplo, do que ser atingido por um lixo espacial”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: