Central de Noticias
Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não são sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos ao INSS pelas instituições pagadoras e o benefício é bloqueado. Para desbloqueá-lo, o segurado precisa ir até a Agência da Previdência Social (APS) que mantém o benefício, para reativar o depósito.
A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS. O instituto bloqueia o pagamento até que o beneficiário regularize o pagamento.
Para fazer o desbloqueio do cartão na APS, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Na folha de janeiro, que se encerra nesta terça-feira (7), 15.194 benefícios estavam suspensos porque os segurados não sacaram no prazo de 60 dias.
Na folha de janeiro de 2012, o INSS investiu cerca de R$ 18.661.058.978,71 no pagamento de benefícios a segurados da área urbana e R$ 4.819.749.796,87 no pagamento de benefícios a segurados da área rural.
Segundo o INSS, o segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha para terceiros. Assim como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, como por exemplo, data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.
O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda a pessoas estranhas à instituição bancária.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário: