quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Segurados do INSS têm até 60 dias para sacar benefício.

Central de Noticias

Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não são sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos ao INSS pelas instituições pagadoras e o benefício é bloqueado. Para desbloqueá-lo, o segurado precisa ir até a Agência da Previdência Social (APS) que mantém o benefício, para reativar o depósito.

A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS. O instituto bloqueia o pagamento até que o beneficiário regularize o pagamento.

Para fazer o desbloqueio do cartão na APS, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Na folha de janeiro, que se encerra nesta terça-feira (7), 15.194 benefícios estavam suspensos porque os segurados não sacaram no prazo de 60 dias.

Na folha de janeiro de 2012, o INSS investiu cerca de R$ 18.661.058.978,71 no pagamento de benefícios a segurados da área urbana e R$ 4.819.749.796,87 no pagamento de benefícios a segurados da área rural.

Segundo o INSS, o segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha para terceiros. Assim como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, como por exemplo, data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda a pessoas estranhas à instituição bancária.
 
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: